Aulas de zumba são oferecidas gratuitamente em São José
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013Se você não gosta de academia, mas tem vontade de fazer algum tipo de exercício físico, que tal experimentar uma aula de zumba? As aulas de zumba são divertidas e o exercício é feito enquanto se dança.
Segundo a professora de zumba Cristiane Warmling dos Santos, durante uma aula é possível queimar de 700 a mil calorias. “Os benefícios de uma aula de zumba são físicos e psicológicos. Mexe com a coordenação motora, com as articulações e previne e alivia dores, além de fazer a pessoa se sentir bem”, garante.
A professora Cristiane explica que a zumba é uma modalidade que mistura dança com ginástica. São ritmos latinos como salsa, merengue, cumbia e reggeeton misturados com exercícios fitness. Na dança também podem ser incluídos ritmos como tango e dança do ventre. “A gente ensina o aluno a dançar no ritmo da música”, aponta.
Em São José, é possível fazer aulas de Zumba gratuitamente no projeto Esporte Social, que é uma extensão do Projeto Exercite-se, da Prefeitura de São José em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer. Segundo Cristiane, cerca de 40 alunas participam de cada aula, que acontecem de segundas, terças e quartas, às 19h30min, na Praia Comprida, em São José.
A superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Andrea Grando, afirma que o objetivo é incentivar as pessoas a praticarem exercícios. “Queremos acordar as pessoas para o exercício”, completa Cristiane.
A professora conta que algumas alunas usam as aulas como uma forma de diversão. “Tem gente que vem só para se divertir, se conhecer e interagir, fazer amigos”, revela. A aluna Ana Cristina Lauth, de 29 anos, conta que parou de fumar há cinco meses e diz que as aulas de zumba são importantes para a saúde. “As aulas ajudam a eliminar as toxinas. É muito bom”, destaca.
Para quem tem interesse em participar das aulas de zumba, basta ir até o local onde são elas são realizadas (Rua Gentil Sandin, n°59, Praia Comprida) e preencher um cadastro. A professora vai conversar com os novos alunos para saber o que eles pretendem com as aulas e para verificar se existe algum problema de saúde ou limitações que possam impedir a pessoa de praticar. “A maioria das pessoas vem com o objetivo de cuidar da saúde”, explica Cristiane.
A professora também explica que é o aluno que dá o ritmo da aula, podendo ser de muita intensidade ou baixa intensidade, dependendo das condições físicas de cada um. As aulas ainda acontecem durante o mês de dezembro. Em janeiro, haverá uma pausa para as férias, mas as atividades serão retomadas em fevereiro.
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- São José do Rio Preto tem 42 imóveis condenados a cair
- Secretaria do Trabalho de Rio Preto tem mais de 30 vagas disponíveis
- São José do Rio Preto ultrapassa 500 casos de dengue neste ano
- Em São José do Rio Preto, uma pessoa morre e modelo fica ferida em acidente após festa
- Polícia procura 18 presos que fugiram em São José do Rio Preto