8ª Feira do vestibular começa hoje em São José do Rio Preto
quarta-feira, 14 de setembro de 2011A 8ª Feira do Vestibular guia da cidade São José do Rio Preto começa hoje, com sequência nos dias 15 e 16 de setembro, na Swift. Cerca de 1.280 alunos da rede do ensino médio da região de Catanduva estarão participando do Vest Fair.
A VestFair é conhecida como uma feira voltada ao estudante do ensino médio, tendo como proposta auxiliá-lo na preparação para o processo seletivo e na escolha da carreira profissional e da instituição de ensino superior. Realizada anualmente em São José do Rio Preto, o evento envolve exposição permanente das instituições, palestras, orientação profissional, atividades culturais, workshops entre outras atrações.
O evento tem a confirmação da participação de 3 mil estudantes nesta quarta-feira, mas há expectativa que durante os três dias de exposição da feira o público atinja a marca de 20 mil pessoas, entres estudantes, educadores, e visitantes em geral.
De acordo com a organizadora do evento, Cristina Bassit, a feira tornou-se decisiva para muitas Instituições do Ensino Superior do interior paulista e de outros Estados na captação de candidatos para seus processos seletivos.
“A VestFair não é só uma feira de vestibular, também estimulamos aos estudantes conhecer cursos técnicos e profissionalizantes e também cursinhos preparatórios para concursos, a feira traz infinitas variadas de opção de segmento de carreira, acredito que ninguém saíra daqui sem ter uma ideia de que profissão poderá se dedicar futuramente” disse a organizadora.
Novidades
Este ano a feira apresenta novidades, a começar pelo local de realização. O evento será realizado na Swift, na avenida Duque de Caxias, s/n – Jardim Seixas, próximo a Represa Municipal de São José do Rio Preto. Bassit explicou que a mudança de local foi necessária, para melhor adequar os visitantes, pois a cada edição o número de estudantes e visitantes na feira vem aumentando.
Além da localização, a Vest Fair irá expor durante os três dias de realização, o desafio do maior caça palavras do mundo, a organização criou um caça palavras de 5 metros de altura com 3 metros de largura. “ Este caça-palavras foi registrado no livro do guines e faremos com que os alunos participem do desafio de encontrar as palavras, além desta interatividade, também teremos um espaço com profissionais que irão ensinar os visitantes a praticar exercícios para o cérebro, estimulando disposição para o estudo” destacou Cristina.
Universidades estaduais e federais também estão presentes no evento. A USP Politécnica foi uma das primeiras a chegar para feira, instituição da Aeronáutica e do Exército também presença, além das instituições de ensino superior de São José do Rio Preto.
Durante os três dias de feira, os estudantes terão a oportunidade de ver cerca de 120 palestras focadas na escolha profissional, tudo de forma dinâmica e atrativa para os jovens.
Escolas participantes
A feira irá receber a participação de aproximadamente 120 escolas. Segundo Cristina, 71 cidades em um raio de 300 Km participam este ano da feria.
Na região de Catanduva, 15 escolas participam da feira, sendo: Colégio São José, Colégio NS do Calvário, Escola Jardim Imperial, ETE Elias Nechar, EE Paulo Lima Correia, EE Nestor Sampaio Bitencourt, EE Alfredo Minervino e Barão do Rio Branco de Catanduva.
Pirangi será representada pelas escolas: Colégio Santo Antonio, com 50 alunos e EE Maestro Villa Lobos com 60 alunos. Itajobi levará 50 alunos, da escola EE Ruth Dalva Ferraz Farão. Embaúba também marca presença com 50 alunos da escola EE Saturnino Antonio Rosa. Tabapuã levará ao todo 160 alunos do ensino médio, entre as escolas E.E.Capitão Horácio do Nascimento e Capitão Horácio do Nascimento. A escola Bento Siqueira, de Marapoama também estará presente.
As demais são E.E. Antonio Carlos, de Catiguá, E.E. Elmira Goulart Pereira, de Cajobi, E.E.Giuseppe Formigoni, de Santa Adélia, E.E. Rubens Ferreira Martins, de Urupês, E.E. Ruth Dalva Ferraz Farão, de Itajobi, estarão presente na feira amanhã, 15 de setembro.
A escola de Ariranha, E.E. Gabriel Hernandes levará seus alunos na sexta-feira, dia 16.
Fonte: O Regional
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Rio Preto: Prazo de inscrição para vestibular da Fuvest termina hoje
- BR-153 vira 'terra de ninguém' em São José do Rio Preto
- Prefeito anuncia mais 1.300 casas em São José do Rio Preto
- Acusado de matar colega de trabalho é condenado em Rio Preto
- Número de casos de estupro cresce 70% em São José do Rio Preto