Grupo do Projeto Guri de São José do Rio Preto viaja aos EUA
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012Entre 8 e 12 de fevereiro, 18 alunos do grupo de referência de cordas da regional em guia de São José do Rio Preto se apresentarão na abertura de campeonato musical, em Detroit, EUA.
Alunos do Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, viajam, dia 7 de fevereiro, a Detroit (Michigan, EUA) para se apresentarem no campeonato musical dos estudantes da Sphinx, ONG norte-americana que tem como missão promover a música clássica junto a grupos de jovens, sobretudo negros e latinos. O grupo de referência de cordas da regional de São José do Rio Preto, formado por 18 alunos dos polos de Catanduva, Nova Granada, Votuporanga, Novo Horizonte, Guapiaçu, José Bonifácio e Rio Preto, participará, a convite da Sphinx, da apresentação de abertura do evento, no dia 8 de fevereiro – ficando na cidade até o dia 12 para participar de diversas atividades junto aos alunos da instituição americana.
O intercâmbio cultural entre as duas instituições teve início em setembro de 2011, quando quatro musicistas da Sphinx estiveram em Rio Preto para participar de diversas atividades com educadores e guris, ação que foi finalizada com uma aula-espetáculo gratuita e aberta ao público no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
“O Guri é hoje a base do programa de formação musical do Estado e, sendo assim, incentivar intercâmbios culturais, seja entre músicos de diferentes níveis de formação, seja entre artistas de diferentes países, possibilita uma maior troca de experiência, ampliando ainda mais o potencial desses jovens talentos”, explica o secretário da cultura, Andrea Matarazzo.
De acordo com Alessandra Costa, diretora-executiva da Amigos do Guri, organização gestora do Projeto Guri, a experiência desenvolvida pela Sphinx é referência para projetos sociais que trabalham com música. “A organização realiza um trabalho de ensino musical com aulas coletivas e individuais, voltado para jovens de escolas de comunidades negras e latinas de baixa renda. Aliando as aulas a concursos de performance, conseguiram em quinze anos contribuir pra uma maior presença de negros e latinos nas orquestras americanas”, destaca.
A proposta do intercâmbio nasceu de um encontro entre a Sphinx e a Amigos do Guri no ISPA – International Society for the Performing Arts, um dos mais importantes congressos internacionais de música.
Sobre o Projeto Guri
O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e funciona hoje como a base da formação musical do Estado de São Paulo. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e, nos guris, sua obra-prima.
O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 360 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Amigos do Guri, enquanto a gestão das unidades da Capital, com 18 mil guris, em 48 polos, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.
O Guri é um programa socioeducativo que oferece desde 1995 continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão.
A Amigos do Guri, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado – seu idealizador – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.
As empresas que queiram colaborar com a Amigos do Guri e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir com a Amigos do Guri. Visite o site www.projetoguri.org.br ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3862-3323.
Obs.: Nos próximo dias 1º e 3 de fevereiro, acontecem, das 13h às 18h, no Polo Regional de São José do Rio Preto, os últimos dois ensaios do grupo antes de embarcarem aos EUA. Os ensaios serão abertos à imprensa.
Fonte: Portal Segus
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Vigilância Sanitária dá continuidade à fiscalização em hospitais de Rio Preto
- Scheila Carvalho dança em boate GLS em São José do Rio Preto
- Homem morre vítima de gripe A em São José do Rio Preto
- Entidade carente de São José do Rio Preto necessita de doações
- Exames de papanicolaou crescem 45,52% em São José do Rio Preto