Supermercados de Rio Preto se preparam para a Páscoa
segunda-feira, 12 de março de 2012Os supermercados no período da Páscoa ganham um novo visual. Corredores cheios de embalagens coloridas, de diversas formas e um paraíso para os chocólatras de plantão. Segundo estimativa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), os supermercados paulistas venderão mais chocolates no período da Páscoa deste ano.
A expectativa é de que ocorra um crescimento de cerca de 10% nas vendas. Já que o Brasil é o quarto maior produtor de chocolate do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. Os gerentes dos supermercados da região em guia de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a 440 quilômetros da capital, revelam estar otimistas com as vendas.
Para Martinho Paiva Moreira, diretor de economia da APAS na região de Rio Preto, a expectativa é de em 2012 seja consumido mais chocolate. “Ao longo dos últimos anos, as taxas de consumo de chocolates cresceram entre 10% e 15%. Só no ano de 2010 foram consumidos mais de 582 mil toneladas do produto”, ressalta.
Dados do Índice de Preços no Supermercados apontam queda nos preços do chocolate nos últimos 12 meses. Mas no mês de janeiro desde ano, uma alta de 0,63% foi registrada. “A chegada da Páscoa pressiona os preços. Em média, a Indústria prevê que os preços fiquem 9% mais caros do que em 2011, influenciado pelos reajustes dos valores principalmente do açúcar, da energia elétrica e da mão-de-obra”, explicou Moreira.
O gerente geral de uma rede de supermercados na cidade, Gimar Tezzei, espera um crescimento ainda maior. “Os produtos acabaram de chegar e esperamos que as vendas sejam de pelo menos 30% a mais do que no ano passado, que foi de 18%”, relata.
Anderson Silveira, gerente de vendas de outra rede de supermercados em Rio Preto, diz que as vendas de chocolate irão aumentar, já que o mês de janeiro costuma registrar baixo índice de vendas. “No mês de janeiro, a população acaba querendo quitar as dividas adquiridas no fim do ano. Durante a Páscoa estas dívidas já foram pagas, o que impulsiona a compra. Dessa forma já começamos a montar nossas parreiras de ovos, para que o consumidor já efetua suas primeiras compras deste produto. Neste ano temos uma expectativa de venda de 33% em comparação com 2011 ano em que vendemos 21%” , diz.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Museu de Arte Primitivista de Rio Preto muda de endereço
- Cidade Limpa em Rio Preto recolhe 375 toneladas em três dias
- Manutenção pode interromper abastecimento em Rio Preto
- Conheça o novo site de Classificados de São José do Rio Preto
- Homens do Estoril em Rio Preto serão atendidos em horário especial