Após denúncias, UPAs em Rio Preto terão novas contratações
quarta-feira, 11 de abril de 2012O Tem Notícias mostrou nesta segunda-feira, que pacientes ficam até quatro horas esperando por médicos na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento da região Norte, em São José do Rio Preto.
Nesta terça-feira (10), os problemas continuavam e muita gente reclama do descaso com os pacientes. Um ano de espera. É o tempo que a dona de casa Wanda Maria da Silva aguarda para conseguir uma consulta com o cardiologista para ver o exame da filha, feito no ano passado.
Enquanto isso, a mãe está preocupada. “Ela não pode fazer educação física, não pratica esporte. Tenho medo porque não sei ver se está tudo bem ou se ela pode ter algum problema”, conta.
A reclamação do motorista Carlos Roberto Furtado também é grave. Ele esperou quatro meses por uma consulta, mas quando chegou na UBS do Santo Antônio para ser atendido, reclamou da espera e teve uma surpresa. “O médico surtou, não quis me atender porque reclamei. Tive que marcar com outro médio, porque ele se recusou”, disse.
A fila para marcar uma consulta na UBS do Santo Antônio é tão grande que as pessoas ficam para fora do posto. Com isso muita gente desiste do atendimento. O Tem Notícias acompanha o drama nos postos de saúde da cidade há uma semana. Nesta segunda-feira, pacientes esperaram até quatro horas pelo atendimento na UPA da Zona Norte, um desrespeito com quem está doente e não tem onde recorrer.
Em entrevista ao Tem Notícias, o médico da Secretaria da Saúde, Dr. Antônio Guizilin, disse que o atendimento demorou porque havia muitas solicitações, mas normalmente os pacientes são atendidos normalmente.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que devido ao aumento da demanda, haverá ampliação no número de médicos tanto na área ambulatorial como de urgência e emergência, com a contratação de novos profissionais. Somente na última semana foram contratados 12 novos médicos plantonistas para atuarem nas unidades de pronto atendimento. Todo o quadro de funcionários da Secretaria de Saúde está sendo ampliado com a convocação dos aprovados no último concurso público.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Comércio de Rio Preto tem queda nas vendas em pesquisa do sindicato
- Homem é suspeito de se passar por gerente para roubar idoso em Rio Preto, SP
- Movimento nas gráficas de Rio Preto aumenta 40 por cento por causa das eleições
- Convênio entre Rio Preto e Cedral vai recuperar nascente de rio
- Justiça decide julgar médicas em São José do Rio Preto por morte de doadora de medula