Atores também atuam nos bastidores do FIT de Rio Preto
quinta-feira, 11 de julho de 2013Para ser ator é preciso estudo, prática e experiência. É preciso convencer a plateia de que tudo aquilo que acontece no palco é verdadeiro, e não uma simples encenação. É justamente por isso que pouca gente sabe que o trabalho dos atores vai além da interpretação. Tem profissional que acaba ajudando no cenário, na iluminação e na montagem do espetáculo.
A maratona de um espetáculo começa antes das cortinas se abrirem. Uma correria para deixar tudo pronto. No FIT, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP), evento que tem apoio da TV Tem, algumas peças são realizadas no mesmo espaço. Uma na sequência da outra. E para deixar o cenário pronto a tempo, até os atores têm que ajudar. “Faz parte do personagem também trabalhar nos bastidores. Eu trabalho também na parte de eletricista da peça”, afirma o ator Henrique Oliveira.
Enquanto isso, uma equipe de produção carrega coisa para cá e para lá. Quando tudo parece pronto, eis que surgem os imprevistos. “Deu problema no microfone em cima da hora, quebrou uma peça, mas o importante é que os atores estejam bem para dar conta do recado”, afirma a diretora da companhia, Rafaela Carneiro.
Enquanto algumas peças têm o apoio de uma equipe de bastidores, em outras os atores fazem tudo sozinhos. Os atores Paulo Martins e Eduardo Custódio dão conta até mesmo do som e da iluminação do espetáculo. “Eu faço a condução do público, narração e manipulação do espetáculo. Vou montando uma mesa de chá enquanto faço a minha apresentação. Já o Eduarco faz o som, a luz, a contraregragem e depois atua ainda em uma parte da peça”, afirma Paulo.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- São José do Rio Preto: Secretaria da Educação de SP alerta alunos para vacinas neste fim de ano
- Documento contra presidente da Câmara de Rio Preto é analisado
- Apresentadora é suspeita de jogar carro contra uma loja em São José do Rio Preto
- Com ações simples, Rio Preto (SP) reduz casos de dengue em 97%
- Cooperativa de Rio Preto produz 30 produtos por meio da reciclagem