Brasil escala equipe da Copa Davis em Rio Preto
terça-feira, 4 de setembro de 2012O capitão João Zwetsch definiu na terça-feira (4) o time brasileiro que enfrenta a Russia pela Copa Davis, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, no Harmonia Tênis Clube. O grupo conta com os melhores jogadores do país atualmente no ranking mundial de simples e no ranking mundial de duplas da ATP. Principal tenista do país nos últimos confrontos e presente nos últimos dez embates pela Copa Davis por BNP Paribas, Thomaz Bellucci é mais uma vez o número 1 do país no confronto ao lado de Rogerio Dutra Silva, Marcelo Melo e Bruno Soares.
Em sua melhor temporada na carreira, o paulista Rogerio Dutra Silva joga pela segunda vez defendendo o Brasil na competição após ter estreado no ano passado diante do Uruguai. Rogerinho atingiu neste ano o top 100 de simples da ATP, foi vice-campeão de duplas no ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha.
Os duplistas Bruno Soares e Marcelo Melo, que defenderam o Brasil nos últimos confrontos da Copa Davis e também atuaram juntos nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 voltam a fazer parte da equipe brasileira para buscar a vitória diante dos russos. “A definição foi principalmente pelo momento de cada um. O Bellucci, o Marcelo e Bruno já estavam praticamente certos, estão sendo a base da nossa equipe há um bom tempo. Nosso segundo jogador de simples sempre pode variar um pouco em função de termos opções como Thiago Alves e o Feijão, mas o momento do Rogério é melhor. Estava acompanhando ele nos últimos tempos, ele está jogando um bom tênis, conseguindo grandes vitórias e está no melhor momento”, afirma o capitão João Zwetsch.
João Zwetsch também explica a importância de poder contar com uma base forte com tenistas de alto nível como Thomaz Bellucci, Bruno Soares e Marcelo Melo, três atletas que estiveram em todos os últimos cinco confrontos do Brasil na Copa Davis sob o comando do atual capitão, sendo que Melo não esteve apenas contra o Uruguai em 2010. “Acho que essa base da equipe nos vem nos dando uma condição de evoluir como equipe, a gente pode ver que nestes últimos confrontos. No ano passado fomos para a Rússia e surpreendemos muita gente pela maneira que a gente jogou, forte, todo mundo com consciência de voltar ao Grupo Mundial”, afirma Zwetsch.
Na terça-feira também foi divulgada a convocação da equipe russa com os tenistas Alex Bogomolov, Igor Andreev, Andrey Kuznetsov e Evgeny Donskoy, uma equipe mais jovem e sem contar com tenistas como Nikolay Davydenko e Mikhail Youzhny, ídolos do tênis russo. Para o capitão João Zwetsch é preciso ter cautela mesmo com as ausências dos dois melhores tenistas da Rússia. “Surpreendeu um pouco, mas a Rússia tem um leque de jogadores que pode sempre formar uma equipe forte. Bogomolov e Andreev já tiveram grandes resultados e os mais jovens jogam sempre um bom nível de tênis. A equipe deles se enfraquece um pouco com a ausência dos dois, mas da nossa parte, como sempre fizemos, temos que ter todo cuidado do mundo sabendo que vamos ter cinco jogos duríssimos. Da mesma forma como faríamos, vamos nos preparar da melhor maneira possível”, afirma o capitão João Zwetsch.
A comissão técnica do Brasil em Rio Preto será formada pelo capitão João Zwetsch, o técnico Daniel Melo, o médico Gilberg Bang, o preparador físico Eduardo Faria, os fisioterapeutas Paulo Roberto Santos e Otávio Kiefer, além do chefe de equipe Paulo Moriguti.
A equipe brasileira será acompanhada pelos tenistas Augusto Laranja, Bruno Sant’Anna, Gabriel Friedrich e Leonardo Kirche nos treinamentos no Harmonia Tênis Clube. Também estarão em Rio Preto os tenistas Gabriel Hocevar, Marcelo Tebet Filho, Marcelo Zormann e Rafael Matos, que disputam o Mundial da categoria 16 anos em Barcelona na semana seguinte à Copa Davis. Junto aos tenistas estarão o capitão Luiz Peniza e o preparador físico Mark Caldeira. Os ingressos para ver o Brasil na Copa Davis já estão à venda pelo site TicketsforFun.com.br e também no Rio Preto Shopping.
Fonte: Rede Bom Dia