Com novo coração, criança que fez transplante em Rio Preto passa bem
segunda-feira, 13 de maio de 2013O menino de 1 ano e 9 meses que passou por um transplante de coração, um dos poucos realizados no interior do Brasil, em São José do Rio Preto (SP), deixou a UTI do Hospital de Base e foi para o quarto nesta sexta-feira (10).
A rápida recuperação surpreendeu a equipe médica que cuidou do garoto. Embora ainda esteja tomando remédios para evitar uma rejeição, o menino está bem e se alimenta normalmente. Há 22 dias, a região noroeste paulista acompanhou o trabalho de policiais e médicos para transplantar o órgão, que veio de Botucatu (SP).
A previsão é que em um mês o garoto receba alta do hospital na cidade de São José do Rio Preto e vá para casa. “A gente ficou surpreso com a recuperação dele. É difícil falar em prazo, mas a gente espera que em um mês ele vá para casa. O hospital deu todo o suporte que precisava e nossa equipe está muito feliz com o sucesso da recuperação”, afirma a cardiologista pediátrica Alexandra Siscar.
Para o transplante ser realizado foi montada uma grande operação. O helicóptero Águia da Polícia Militar foi usado para agilizar o transporte. A cirurgia foi realizada no dia 19 de abril. O helicóptero foi buscar o coração na cidade de Botucatu e pousou em um campo de futebol da Faculdade de Medicina de Rio Preto, que fica aos fundos do Hospital de Base.
Em poucos segundos, os policias desceram da aeronave com a caixa que estava o órgão que seria transplantado. “A gente até pousou no HB para facilitar, porque no caso certo seria a gente pousar no aeroporto. Então é uma ocorrência diferenciada, que fazemos pouco, mas é bastante gratificante pelo resultado”, afirmou na época o comandante do helicóptero, Capitão Carlos Souza Siqueira.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Presos com benefício terão atenção especial no Carnaval em São José do Rio Preto
- Cooperativa de Rio Preto produz 30 produtos por meio da reciclagem
- Diretora de escola em que aluno foi agredido em São José do Rio Preto diz que bandas fazem referência ao demônio
- Semae não tem prazo para terminar conserto de poço em Rio Preto
- Prefeitura oferece dança para cadeirantes em São José do Rio Preto