Especialista de Rio Preto orienta sobre prevenção do câncer de mama
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013Nesta semana, duas celebrações visam prevenir o câncer: o Dia Mundial do Câncer, comemorado nesta segunda-feira (4), e o Dia Mundial da Mamografia, nesta terça (5). Ambas as datas tem por objetivo alertar a quanto à necessidade dos exames de prevenção.
Em São José do Rio Preto (SP) a mamografia é realizada no CAESM – Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher, e em prestadoras contratadas pela Secretaria de Saúde na cidade de São José do Rio Preto, como a Santa Casa e o Ielar. Por mês, são realizadas, em média, 1.400 mamografias no município, segundo a Secretaria.
De acordo com o coordenador do Programa Saúde da Mulher, Clodoaldo Sardilli, o correto é fazer o exame de prevenção o quanto antes. “Esse exame é a forma mais precisa para identificação da doença. Com o diagnóstico precoce, o tratamento é menos agressivo e apresenta melhor resultado”.
Segundo Sardilli, após os 50 anos de idade, toda mulher deve fazer obrigatoriamente o procedimento a cada dois anos. Porém, caso a mulher tenha um histórico familiar de câncer ou ainda um nódulo na mama, é recomendado que ela faça os exames antecipadamente.
Em Rio Preto, 130 mulheres morreram de câncer de mama entre 2009 e 2012. Especialistas dizem que as mortes poderiam ter sido evitadas, em grande parte, com o diagnóstico precoce – por isso é tão importante fazer o exame regularmente.
O agendamento é realizado mediante solicitação médica no setor de regulação de qualquer uma das 25 unidades de saúde do município. Primeiro, a mulher passa pelo ginecologista, que decide se é necessário ou não o exame. Esse agendamento é diário, dentro do horário de funcionamento das unidades.
O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre a doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, o câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais atinge as mulheres. O primeiro é o melanoma.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Coronel aposentado flagrado com crack segue preso em Rio Preto
- Após queda de helicóptero em São José do Rio Preto, cantor Marrone passa bem
- Confira as vagas de emprego para a região de São José do Rio Preto
- PAT São José do Rio Preto oferece dezenas de vagas de emprego
- Faltam vagas de estacionamento no centro de cidades como Bauru e Rio Preto