Exames de papanicolaou crescem 45,52% em São José do Rio Preto
terça-feira, 22 de novembro de 2011A Prefeitura de Encontra São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou em 45,52% a quantidade de exames de papanicolaou, preventivo de câncer de útero, realizados no município ao longo do ano de 2011 em relação a 2010. A média de exames mensais neste ano foi de 3.187 contra 2.190 no ano passado.
O crescimento da oferta e a intensificação das campanhas preventivas em Rio Preto confirma dados do Ministério da Saúde que revelam, crescimento nesse tipo de exame em todo o país, sendo 5,6 milhões de mulheres examinadas somente no primeiro semestre.
Segundo o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Luiz Fernando Gonçalves Borges, a ampliação da oferta se deve à intensificação pelo município dos mutirões noturnos, noites preventivas, além do projeto Saúde Itinerante e campanhas de prevenção.
“O exame de papanicolaou é simples, rápido e indolor. Pode auxiliar na descoberta do câncer de útero, o que aumenta as chances de tratamento da mulher em caso de diagnósticos positivos. Todas as mulheres que já têm vida sexual ativa devem realizá-lo periodicamente”, afirma.
Neste ano, de janeiro a outubro, foram realizados no município 28.689 exames de papanicolaou. Número já superior ao ano todo de 2010 quando foram realizados 26.280 exames.
“Hoje o papanicolaou pode ser realizado em qualquer unidade de saúde do município, a mulher tem à disposição 25 locais diferentes para fazer o exame. Basta procurar a recepção da unidade e fazer o agendamento para a coleta. O resultado fica pronto, em média, em até 15 dias”, diz o diretor.
Papanicolaou
Simples e rápido, o papanicolaou é um exame que pode detectar ainda no início o câncer de colo de útero, o que aumentam as chances de um bom prognóstico da doença. Nos últimos 10 anos, segundo levantamento do programa de Saúde da Mulher, a doença causou o óbito de 103 mulheres no município.
Segundo o Ministério da Saúde, o Papanicolau é um exame laboratorial realizado com o objetivo de prevenir e detectar precocemente o câncer de colo do útero. Por detectar lesões precursoras, a sua realização periódica serve para o tratamento nesta fase, reduzindo a incidência de casos novos e, consequentemente, a mortalidade por esse tumor.
Fonte: Prefeitura de São José do Rio Preto
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Veja onde estão os radares móveis em Rio Preto nesta quarta-feira
- Mulher é feita refém pelo marido por mais de cinco horas em Rio Preto
- Rio Preto terá que pagar R$ 20 mi a moradores
- Programa Unidos no Esporte inicia aulas em São José do Rio Preto
- Rio Preto é segundo do Estado em número de ingestão de objetos estranhos