Feira do Livro tem opções para crianças e jovens em Rio Preto
terça-feira, 21 de agosto de 2012Nesta terça-feira (21) a programação da 1ª Feira do Livro terá três atividades para o público infanto-juvenil em São José do Rio Preto. No evento, duas histórias, uma com a Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular e uma oficina de quadrinhos por Adão Iturrusgarai, serão apresentadas para aqueles que prestigiarem o evento. Duas palestras com escritores também são atrações desta terça-feira.
As histórias de “Contos Populares” serão apresentadas às 9h30 no setor infanto-juvenil da Biblioteca Municipal da cidade. Clássicos populares como “A Sopa de Pedra”, de Pedro Malazartes, “Samaraica Parteira”, de Luiz Gonzaga e “Vida Boa é do Rex”, de Ariana Lopes serão contados para o público.
A oficina “Criação de Personagem e Produção de uma Tira em Quadrinhos”, ministrada pelo cartunista Adão Iturrusgarai, tem horário previsto para as 10h na Praça Dom José Marcondes. Na oficina, o cartunista exibirá processos de criação que vão desde o personagem até a inserção dele nas histórias.
Já as “Histórias Infantis e Acumulativas” serão apresentadas no setor infanto-juvenil da Biblioteca Municipal, a partir das 14h30. As tramas são destinadas para as crianças com até seis anos, onde elas poderão interagir, cantar e brincar nas histórias.
Já às 19h30, o jornalista e escritor Paulo Markun ministrará a palestra “Cabeza de Vaca, o conquistador desconhecido”, na Praça Dom José Marcondes. Ele abordará como tema Álvar Nuñes Cabeza de Vaca, conquistador espanhol que viveu entre os índios da Flórida, como escravo, comerciante e curandeiro, que escreveu um livro que é um marco no início da literatura ambientada no continente.
No Teatro Municipal Paulo Moura haverá a palestra “Atualidade das Vanguardas: somos ou não somos antropófagos?”, de Gonzalo Aguiar. A relevância das vanguardas dos anos 20 e o desencadeamento de diversos temas que ligam o presente ao passado será abordado como tema.
A Feira do Livro de Rio Preto segue até o próximo sábado (25). Estantes de livrarias e editoras foram montados na Praça Dom José Marcondes e funcionam das 9h às 20h. A programação completa pode ser vista pelo site da prefeitura de São José do Rio Preto.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Motociclista bate em placa de trânsito e morre em Rio Preto
- Virada Cultural Paulista apresenta grandes nomes da música nacional e internacional em São José do Rio Preto
- Região de Rio Preto é uma das mais multadas na Lei Antifumo
- Campanha de vacinação contra Poliomielite é prorrogada em São José do Rio Preto
- Três postos de combustíveis são roubados em 5h em São José do Rio Preto, SP