Hipertireoidismo preocupa médicos de São José do Rio Preto
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011Desânimo, muito sono, perda ou ganho de peso podem ser sintomas de disfunções na tireóide. Em guia São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, endocrinologistas explicam como fazer um teste rápido para identificar a doença.
Tireóide é uma glândula do corpo que produz hormônios. No mundo, 300 milhões de pessoas têm alguma doença relacionada à tireóide e metade não sabe. Como a maioria dos pacientes, Roselei Hackme demorou a descobrir que o problema era causado por uma disfunção. A glândula fica no pescoço e é responsável por funções como crescimento e regulação da temperatura corporal.
O metabolismo fica muito acelerado. Por isso, a pessoa perde peso, sofre tremores, variações de humor e pode até desenvolver depressão, tudo por causa do hipertireoidismo.
Há 12 anos, Roselei controla o hipertireoidismo com medicação e acompanhamento médico. Agora, os sintomas que tanto a assustaram no começo estão controlados. A pessoa já acorda cansada, com sono o dia todo. E sem ânimo para fazer as atividades do dia, como estudar e trabalhar, por exemplo.
Animação sempre foi uma característica da Adriana Pereira. Mas há alguns meses, ela começou a sentir o corpo e o comportamento mudarem. Um teste simples ajuda a detectar algum problema na tireóide.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Rio Preto tem primeiro caso de dengue hemorrágica
- Rio Preto: Instituto Federal abre inscrições para cursos à distância
- Três postos de combustíveis são roubados em 5h em São José do Rio Preto, SP
- Curso de capacitação em Libras abre inscrições em Rio Preto
- Doentes crônicos de São José do Rio Preto estão convocados a tomar vacina contra a gripe