Hospital em São José do Rio Preto suspende coleta de medula óssea após morte de doadora
quinta-feira, 7 de julho de 2011O Hospital Base de São José do Rio Preto informou, nesta quarta-feira (6), que a coleta de medula óssea está suspensa por tempo indeterminado depois da morte de uma estudante de enfermagem que foi submetida ao procedimento.
A jovem foi internada para a colocação de um cateter em uma das veias de onde seria retirado o material para o transplante. Como o procedimento só iria acontecer no dia seguinte, ela foi liberada e voltou ao hotel onde estava hospedada. Mais tarde, sentiu fortes dores e chegou voltou ao hospital, mas morreu em seguida. Segundo os médicos, a jovem teve uma parada cardiorrespiratória.
A vítima fazia parte do Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea e havia sido chamada ao Hospital de Base de São José do Rio Preto para fazer a doação. Segundo os médicos, ela tinha a medula compatível com a de uma menina do Rio de Janeiro.
O médico Otávio Ricci, responsável pelo setor de transplante do hospital, informou que medida de suspensão da coleta de medula óssea foi tomada para que seja feito um levantamento sobre o que aconteceu com a paciente. O hospital também deverá definir novos procedimentos para garantir mais segurança durante a doação.
Ricci ressaltou ainda que o incidente foi isolado e que é a primeira morte entre 15 mil casos de transplantes já realizados.
Fonte: R7
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Prefeitura de São José do Rio Preto abre concurso para mais 34 vagas
- Casa de Cultura de Rio Preto realiza exposição de Artes Plásticas
- Rio Preto já ultrapassa os sete mil casos de dengue neste ano
- Mais de 300 mil eleitores devem votar neste ano em São José do Rio Preto
- Ipem reprova 30 produtos juninos em São José do Rio Preto