Inadimplência cai em Rio Preto
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012Os consumidores de Rio Preto colocaram o pé no freio e estão consumindo com mais responsabilidade. Pelo menos é o que mostra pesquisa sobre inadimplência divulgada ontem pela Acirp.
Segundo o levantamento, na comparação com outubro, a inadimplência caiu 16,16%, passando de 8.823 inadimplentes para 7.397. No acumulado do ano, a inadimplência também está em desvantagem. De janeiro a novembro, o banco de dados registrou 70.682 inadimplentes e 74.182 reabilitações, o que mostra que, além de não entrar no vermelho, os consumidores também estão honrando suas dívidas. É o caso da empregada doméstica S.S.M, 54 anos, que acabou com o nome no SCPC por conta de um computador que comprou para o filho. “Eu fui demitida e não consegui pagar duas parcelas. Depois, quando arrumei emprego, voltei a pagar certinho, mas essas duas parcelas ainda estavam sem pagar. Depois que terminei de pagar as outras, fui à loja e negociei as duas que ficaram faltando. Não comprei nada mais enquanto não terminei de pagar o que devia. Acabei a última hoje (ontem)”, conta.
Se mantiver o crescimento previsto, o acumulado de reabilitações deve superar 2011. Segundo a presidente da Acirp, Rio Preto continua abaixo da média nacional. “No país, a inadimplência líquida aumentou 3,7%. De acordo com a Boa Vista Serviços, 38% dos brasileiros não fazem nenhum esforço para organizar seus ganhos e gastos. É preciso planejamento e consumo sustentável, duas grandes preocupações da Acirp com os consumidores. No balcão do SCPC, fornecemos cartilhas com orientações para não entrar no vermelho”, comenta Adriana Neves.
Horário especial
O balcão do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da Acirp fica na rua Silva Jardim, 3115, no Centro. Até o dia 24 de dezembro, o SCPC funciona em horário especial.
De segunda a sexta-feira vai abrir das 8h às 22h e amanhã, das 8h às 18h.
Nos sábados, dia 15, vai abrir das 8h às 18h. Dia 22, também sábado, abre das 9h às 20h. Domingos (dias 16 e 23), das 12h às 18h. Dia 24/12/12 (véspera de natal) abre das 8h às 18h
Procon orienta consumidores sobre as compras no período natalino
Pesquisar e estar atento as condições de pagamento oferecidas pelos estabelecimentos comerciais. Essas são as principais dicas do Procon Rio Preto para o consumidor referente as tradicionais compras de final de ano, como Natal e amigo secreto. Segundo o diretor do Procon Rio Preto, Jean Dornelas, um mesmo produto pode apresentar variações de preço, conforme a loja escolhida. “Por isso sempre é bom pesquisar antes de efetuar a compra e sempre exigir a nota fiscal, que é uma garantia do consumidor”, afirma o diretor do Procon. Em Rio Preto, o órgão atende a reclamações de consumidores no Poupa Tempo, localizado à rua Antônio de Godoy, 3.033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas. Outro ponto para reclamação é o posto avançado da Região Norte, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Social do Eldorado (avenida Monte Aprazível, 2.640, Eldorado).
Fonte: Rede Bom Dia
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