Menino atingido por galho de árvore em Rio Preto está em estado grave
quarta-feira, 29 de agosto de 2012É grave o estado de saúde do menino de 8 anos que foi atingido por galhos de uma figueira em São José do Rio Preto (SP) nesta segunda-feira (27). Os galhos caíram em frente à escola, enquanto dois estudantes esperavam o ônibus. A menina, de 9 anos, que também foi atingida pelos galhos teve alta e passa bem. O menino sofreu traumatismo craniano.
A árvore é uma figueira gigante e tem mais de 50 anos. As crianças tinham saído da escola e esperavam o ônibus quando o galho despencou. Elas foram atingidas na cabeça.
O professor de educação física Cléber Zaneratto estava perto da praça e ouviu o barulho da queda do galho. Foi ele quem socorreu o estudantes. “Na hora deu um estalo alto e a gente ouviu uma gritaria. Sai de dentro da academia e quando vi, as crianças já estavam no chão, caídas”, afirma Zaneratto.
Para a bióloga Valéria Stranghetti, há motivos para a população se preocupar. A figueira está com vários galhos podres e outras quedas podem ocorrer, principalmente neste mês de ventos mais fortes. “Falta monitoramento. Você vê alguns cortes ou podas de galhos irregulares onde vê que já acontece um apodrecimento. Com uma análise aprofundada e um monitoramento isso não aconteceria mais”, diz Valéria.
A bióloga ressalta ainda que árvores como essa exigem mais cuidados e manutenção periódica. “Monitoramente tem de ser constante. Não basta vir aqui, olhar, fazer a poda e ir embora”, explica Valéria.
O problema se repete em várias outros pontos da cidade. Em outra praça, em frente a igreja Santa Terezinha, uma outra figueira que há muito tempo preocupa os moradores. No centro de Rio Preto, a ameaça vem de dentro da Escola Estadual Cardeal Leme. Uma outra gigantesca figueira que cobre trechos de duas importantes ruas do centro: a Independência e a Bernardino de Campos. Não precisa ser nenhum especialista para ver que vários galhos estão quebrados e representam perigo.
Em fevereiro deste ano, um galho enorme caiu no meio da rua e assustou quem passava pelo local. A cobertura metálica usada para abrigar os taxistas e a rede elétrica de alta tensão ficaram destruídas. Dois carros foram atingidos. Ninguém ficou ferido.
Rio Preto, segundo a prefeitura, tem mais de 200 mil árvores. O secretário de Meio Ambiente José Carlos de Lima Bueno diz que a manutenção é feita com frequência. “Nós necessitamos que a população nos avise. Existem duas secretarias que cuidam disso, a de Serviços Gerais e a do Meio Ambiente”, diz Bueno.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- A Equipe do Encontra São José do Rio Preto deseja a todos os leitores Feliz Natal
- Programa de estágio do governo oferece vagas em São José do Rio Preto
- Polícia realiza operação para coibir prática de racha em Rio Preto
- Procura por piscinas e prainhas em Rio Preto, SP, aumenta nesta época
- Preço do feijão aumenta 28% de março para abril em Rio Preto