Moradores de São José do Rio Preto ainda resistem à vacina da gripe
sexta-feira, 20 de maio de 2011A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (20) na cidade São José do Rio Preto. Das 74.243 pessoas que fazem parte dos grupos de riscos na cidade, 20.635 ainda não foram imunizadas.
A resistência maior está entre as grávidas. Das 4.463 gestantes, 2.125 foram vacinadas, o que representa apenas 47%.
Mesmo sem conseguir atingir a meta, o município não vai estender o prazo para vacinar o restante da população.
A Secretaria de Saúde até tentou estimular a vacinação levando postos itinerantes para mercados, praças e escolas. A cidade estendeu o prazo por uma semana, mas mesmo assim, o rio-pretense ainda resiste à vacina.
De acordo com Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da secretaria, a população tem medo da vacina provocar outros tipos de doenças. “As pessoas precisam saber que a vacina da gripe é justamente para prevenir doenças mais graves.”
Michela afirma que as grávidas são a principal preocupação do município. “As gestantes podem ter complicações durante a gravidez como um parto prematuro apenas por ter resistido em tomar a vacina.”
A promotora de vendas Luciana Cândido Prudêncio, 31 anos, está grávida de sete semanas. Ela tomou a vacina, mas só depois de ser aconselhada pelo médico.
“A gente quando está grávida fica preocupada com qualquer coisa, até mesmo com uma vacina. Sei da importância da imunização, mas estava em dúvida”, afirmou a promotora de vendas.
Luciana diz que agora está mais tranquila ao saber que o seu bebê também está protegido.
O grupo dos idosos também não atingiu a expectativa de vacinação. Foram imunizados 35.814 idosos, o que representa 65% da meta de 80%.
A classe dos profissionais de saúde superou a meta. Foram imunizadas 9.625, 54% a mais do que era esperado.
Já as crianças, atingiram a expectativa com 6.044 vacinadas, o que representa os 80%.
Postos /As 25 unidades básicas de saúde de Rio Preto continuam oferecendo a vacina.
Quem ainda não foi vacinado basta procurar a unidade mais perto de casa, entre 8h e 17h. É necessário levar um documento de identificação. Quem tiver a carteirinha de vacinação também deve levá-la.
Sete unidades vão funcionar em horário especial nesta sexta-feira (20)
Sete UBSs (unidades básicas de saúde) vão atender a população em horário especial nesta sexta-feira (20). Os locais foram escolhidos de acordo com a quantidade de moradores que necessitam dos serviços nesses locais. Ao contrário das outras UBSs, as unidades do Solo, Vila Toninho, Santo Antônio, Jaguaré, Vetorazzo, Parque Industrial e Eldorado vão ficar abertas das 8h às 20h. A Secretaria de Saúde espera que o horário diferenciado incentive a população a se vacinar.
Crianças devem receber duas doses com intervalo de 30 dias
Para as crianças, a vacinação é dividida em duas doses. A segunda só deve ser tomada 30 dias depois da primeira.
Fazem parte do grupo de risco crianças entre seis meses e dois anos.
As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe suína, doença que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009.
Apesar de alguns municípios não terem atingido a meta de vacinação, o estado afirma que a campanha de 2011 é a segunda melhor dos últimos cinco anos.
Em 2008, o percentual foi de 65,35%. No ano passado, 54,81%; em 2009, 56,47%; em 2007, 47,68%; e em 2006, 53,35%. Nesses anos, apenas idosos e indígenas foram vacinados.
A inclusão de gestantes, crianças e trabalhadores da área de saúde se deu por causa dos últimos registros da gripe H1N1 envolvendo este público.
Apesar da campanha terminar oficialmente nesta sexta-feira (20), o Ministério da Saúde afirma que cabe aos gestores locais de saúde de cada município definir as estratégias para prorrogar a campanha, o que não será feito em Rio Preto.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação não será prorrogada no município porque existe a expectativa de que a população que ainda não foi imunizada procure os postos de saúde no último dia da campanha.
“O brasileiro está acostumado a deixar tudo para a última hora. Temos esperança de que vamos conseguir atingir a meta de vacinação entre todos os grupos”, afirmou Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da pasta.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Homem morre carbonizado após incêndio em casa de Rio Preto
- Prefeitura oferece dança para cadeirantes em São José do Rio Preto
- Rio Preto já ultrapassa os sete mil casos de dengue neste ano
- Abertas vagas de estágios em Rio Preto e Araçatuba
- Semana de prevenção ao Diabetes é realizada em São José do Rio Preto