MP abre inquérito para investigar falta de remédios em Rio Preto
terça-feira, 22 de janeiro de 2013Depois de várias denúncias relacionadas à falta de medicamentos nas unidades de saúde de São José do Rio Preto (SP), o Ministério Público decidiu entrar no caso. Essa decisão foi tomada porque os promotores perceberam que a falta de medicamentos não é um fato isolado, que está acontecendo em toda a cidade e é um assunto de interesse público.
Segundo o promotor Aparecido Donizete dos Santos, da 5ª Promotoria, um inquérito foi aberto nesta terça-feira (22), para apurar de quem é a responsabilidade. A falta desses medicamentos pode caracterizar violação ao direito da saúde, uma irregularidade que pode trazer problemas à atual administração, que não se planejou e agora prejudica a saúde da população.
Uma alternativa para quem está sofrendo com a falta de medicamentos nas unidades de saúde é a Farmácia Popular. Pouca gente sabe que nesses locais é possível encontrar remédios de graça ou com descontos de até 90%.
Em Rio Preto, existem 77 unidades do programa farmácia popular do governo federal. Uma delas é este posto da rodoviária, as outras são farmácias privadas conveniadas na rede e estão espalhadas pela cidade, todas identificadas. Qualquer pessoa pode pegar de graça os remédios ou então pagar mais barato. Para realizar a compra, é necessário apresentar a receita, assim como um documento com foto.
Entenda o caso
O drama de quem precisa de remédios em Rio Preto já dura semanas. Com uma câmera escondida, um produtor do Tem Notícias acompanhou de perto a dor e a angústia dos pacientes que lutam para se manter vivos.
Os pacientes de Rio Preto lotam a sala da farmácia da Delegacia Regional de Saúde e todos buscam por remédios que, muitas vezes, são responsáveis pela sobrevivência deles. Quem depende do Estado para se tratar, diz que a demora dura meses e nem sempre o tratamento é feito da forma correta.
O descumprimento de ordem judicial é crime e além de ter que pagar multa, o responsável pode ser preso. No caso da falta de remédios, quem responde em Rio Preto é o diretor do departamento regional de Saúde, José Victor Maniglia, que está de férias.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Lixo em vias públicas de Rio Preto agrava problema das enchentes
- Confira vagas de emprego disponíveis na região de Rio Preto
- CICC divulga programação de férias em São José do Rio Preto
- Três postos de combustíveis são roubados em 5h em São José do Rio Preto, SP
- São José do Rio Preto é uma das sedes da Copa São Paulo 2013