Ônibus anda a “passo de galinha” em São José do Rio Preto
sexta-feira, 27 de abril de 2012Uma galinha andando chegaria mais rápido à zona norte de Rio Preto, saindo da zona sul, do que um passageiro usando o serviço de transporte coletivo urbano. O Bom Dia fez percurso no horário de pico, no final da tarde desta quinta-feira (26), e demorou duas horas e 15 minutos para chegar ao bairro do Limão, partindo do distrito industrial da Vila Toninho.
O trajeto é de 23, 4 quilômetros, passando pelo Terminal Rodoviário da cidade. Levando em conta que uma galinha desenvolve uma velocidade média de 12 km/h caminhando, ela chegaria em cerca de duas horas, ou seja, 15 minutos a menos.
No caso de o percurso ser feito de bicicleta, o tempo gasto seria de uma hora e 10 minutos, a uma velocidade de 20 km/h. Ir e voltar de São Paulo, de avião, também é mais rápido. As duas viagens têm tempo médio de uma hora e cinquenta minutos.
A demora dos ônibus é sentida pela população. A costureira Sueli Souza, 41, diz que amigas que trabalham com ela, e moram fora de Rio Preto, chegam primeiro em casa. “Há três anos eu pego circular e está lotado. Tem amigas que trabalham comigo e moram em Bálsamo. Elas chegam primeiro que eu, que moro em Rio Preto”, diz. A lotação dos circulares também continua sendo alvo dos populares. “Às vezes eu sou a primeira da fila para entrar e mesmo assim fico em pé”, afirma Sueli.
Mesmo usando o transporte com pouca frequência, o eletricista Aparecido Messias, 48, diz não conseguir chegar cedo em sua casa, na zona norte. “Eu gasto 40 minutos, em média. Em dia de lotação, demoro mais de uma hora para chegar em casa”, afirma.
Na zona norte da cidade, há um miniterminal na avenida Alfredo Teodoro de Oliveira que fica lotado no horário de pico. Trabalhadores e alunos das escolas estaduais Adahir Guimarães Fogaça, Celso Abbade Mourão, Waldemiro Naffah e Oscar de Barros Serra Doria, dividem um pequeno espaço enquanto esperam os ônibus.
Com iluminação fraca, bancos soltos, e lixo espalhado por todos os lados, alunos reclamam do tempo que são obrigados a permanecer no local. “É triste. O ônibus demora e vai lotado. Já vi gente ficar para trás porque não cabia mais ninguém”, afirma V. A., 12, estudante do Ensino Fundamental. Os alunos saem das escolas às 18h10. Grande parte fica no miniterminal até as 19h05, quando o circular da linha Pousada dos Pássaros, que vai até o bairro do Limão, passa para levá-los. “Do jeito que está, eu chego em casa às 8h da noite. Seria melhor se colocassem mais ônibus para não esperar tanto no ponto e chegar cedo em casa”, afirma o estudante.
Prefeitura de São José do Rio Preto aguarda estudo da LogiTrans para aumentar linhas
A Prefeitura de Rio Preto informou por meio da Secretária de Comunicação que aguarda estudo feito pela LogiTrans para implantar novas linhas “bairro a bairro” em Rio Preto, que não passam pelo Terminal Urbano, no Centro da cidade.
“As linhas perimetrais, ligando direto bairro a bairro, devem ser implantadas em vários bairros. Mas depende de estudo da Logitrans, empresa contratada para consultoria técnica sobre a demanda de passageiros”, disse a Prefeitura.
Na quarta-feira, duas linhas foram implantadas. A primeira, sai da zona norte e vai até a região dos Dahmas, na zona sul. A outra linha, vai da zona norte ao Distrito Industrial.
A Prefeitura vai apurar as condições do miniterminal da avenida Alfredo Teodoro de Oliveira para dar solução aos problemas.
Fonte: Rede Bom Dia