Procon de Rio Preto, SP, dá dicas para garantir boas compras de Natal
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011Com a aproximação do período de festas, a procura das pessoas por eletroeletrônicos, celulares, roupas e, principalmente, pelos brinquedos, cresce nas lojas em todo o país. Mas é necessário ficar atento para que as compras de final de ano não se transformem em dor de cabeça. Em Encontra São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, o diretor do Procon, Sérgio Parada, dá dicas importantes antes de fechar qualquer negócio.
Brinquedos
Os brinquedos são os produtos mais procurados nesta época do ano. Por isso, ao presentear crianças, é necessário observar se há o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), que garante ao cidadão a certeza de que o produto foi testado em laboratórios e assegurar a qualidade do material utilizado na fabricação das peças.
Segundo o diretor do Procon, outro detalhe deve ser considerado. “Além do selo, os consumidores devem ficar atentos a idade recomendável do produto, que deve estar na própria caixa”, explicou.
Eletrodomésticos e eletrônicos
No local da compra, é importante solicitar uma demonstração de funcionamento do aparelho, onde constam informações referentes ao gasto de energia. Além da estética, o consumidor deve levar em conta o espaço disponível, o uso do aparelho e a rede de assistência técnica. “Prefira produtos que tenham certificados com o selo dos órgãos de inspeção. É necessário também observar a voltagem do produto compatível com a tensão do imóvel. Mas atenção: os aparelhos com vários recursos ou sofisticação costumam ser mais caros e nem sempre atendem as reais necessidades dos consumidores” disse Parada.
Quando o assunto é celular, o fundamental é adquiri-lo em lojas autorizadas para que a procedência seja garantida. O aparelho deve estar lacrado e também é preciso ter a relação da rede autorizada e da assistência técnica, o manual de instrução e o termo de garantia contratual no momento da compra do produto. Já quanto à prestação de serviço, a necessidade da pessoa que usará o produto deve ser avaliada. “Desta forma fica mais fácil escolher entre o plano pré-pago ou pós-pago. Assim como os pacotes oferecidos pelas operadoras”, informou Parada.
Cosméticos e perfumes
No caso de cosméticos, os rótulos devem ter uma atenção especial, segundo Sérgio Parada. “Neles, devem constar o número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição, quantidade, condições de armazenamento, modo de uso, dados sobre o fabricante e, em alguns casos, cuidados no manuseio”, explica.
Produtos têxteis
Quem compra roupas, tecidos, toalhas e lençóis deve se preocupar menos com o preço e a beleza do produto. O Procon alerta que a etiqueta é obrigatória. “Nela, as pessoas podem conferir informações necessárias, como por exemplo, dados do fabricante, país de origem, tamanho, cuidado com a conservação e composição além de informações sobre as fibras do produto”, diz.
Vale Presente
Quando há dúvidas com relação ao que comprar, algumas pessoas preferem o “vale presente”. É importante definir e anotar na nota fiscal de que forma será restituída a diferença de valores entre o vale presente e a aquisição do produto. Além disso, é necessário registrar por escrito o tipo do artigo, tamanho, cor, marca, e se o produto possui data de validade. De acordo com Parada, o estabelecimento é obrigado a devolver a diferença em dinheiro, caso o presente adquirido seja mais barato que o vale. “Outra maneira é complementar o valor com a aquisição de outro produto”, explica.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Jardim japonês será construído no cartão postal de Rio Preto
- Projeto abre vagas para curso de auxiliar administrativo em Rio Preto
- São José do Rio Preto: Virada Cultural Paulista começa neste sábado e traz Titãs como atração principal
- Fundo Social de Rio Preto realiza primeiro bazar com roupas doadas
- Rio Preto poderá se habilitar para receber Programa Recomeço
legal, gostei.