Rio Preto já ultrapassa os sete mil casos de dengue neste ano
domingo, 28 de abril de 2013São José do Rio Preto ultrapassou na última semana a barreira dos sete mil casos de dengue neste ano. De quinta-feira (25), para sexta (26), 181 novos casos foram confirmados e, de acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde na cidade de São José do Rio Preto, 7.016 pessoas já tiveram dengue neste ano na cidade.
O número de casos deste ano já é quase 16 vezes maior do que o registrado no ano passado, quando 433 casos da doença foram confirmados, e oito vezes maior do que o registrado em 2011, quando 857 pessoas pegaram a doença.
E não são apenas os números de casos que cresceram, mas também o de mortes. Neste ano, cinco pessoas já morreram por causa da doença, sendo duas por febre hemorrágica, duas por síndrome do choque da dengue e uma por dengue com complicações. Em 2012, duas pessoas morreram vítimas da dengue e, em 2011, uma pessoa morreu.
Neste ano, Rio Preto já decretou estado de emergência por causa do número de casos e por viver uma epidemia da doença. Para tentar combater o avanço da doença, uma força tarefa começou a combater o aedes aegypti no município. Ao todo, 500 agentes estão nas ruas.
Rio Preto foi dividida em 15 macrorregiões que vão ter o trabalho realizado simultaneamente. A primeira ação é combater os focos do mosquito com a aplicação de veneno para diminuir as larvas. A operação tem horário diferenciado, das 7h às 22h.
Atualmente, 34 cidades enfrentam uma epidemia da doença no noroeste paulista: São José do Rio Preto (SP), Nova Aliança (SP), Andradina (SP), Altair (SP), Bálsamo (SP), Ilha Solteira (SP), Pereira Barreto (SP), Jales (SP), Mira Estrela (SP), Icém (SP), Ipiguá (SP), Mirassol (SP), Mirassolândia (SP), Monte Aprazível (SP), Severínia (SP), Uchoa (SP), Pindorama (SP), Jaci (SP), Guaraci (SP), Fernandópolis (SP), Guararapes (SP), Neves Paulista (SP), Populina (SP), Sud Menucci (SP), Pontes Gestal (SP), Riolândia (SP), Floreal (SP), Adolfo (SP), São Francisco (SP), Itapura (SP), Mendonça (SP), Ipiguá (SP), Votuporanga (SP), Olímpia (SP) e Cedral (SP).
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- MP-SP quer nova investigação em queda de helicóptero em São José do Rio Preto
- Polícia apreende mais de 10 kg de haxixe e maconha em carro em São José do Rio Preto
- Rapaz é agredido com taco de beisebol em São José do Rio Preto
- Prefeitura de São José do Rio Preto realiza Fórum para treinar agentes
- Incrições para curso de cuidador de idosos em Rio Preto terminam na sexta feira