Rio Preto terá mais de três mil mesários nas eleições municipais
sexta-feira, 20 de julho de 2012As eleições municipais estão chegando e para que sejam realizadas de forma tranquila e rápida, o trabalho dos voluntários é indispensável. Mesmo com toda a tecnologia, sem eles a Justiça Eleitoral não teria condições de realizar a votação como conhecemos hoje. Em São José do Rio Preto (SP), a Justiça espera contar com a ajuda de 3,6 mil mesários.
A participação do funcionário público Rodrigo José Borges nas eleições municipais deste ano vai muito mais além do voto. Ele se inscreveu pela primeira vez como voluntário e vai ser mesário no dia 7 de outubro. “Isso me faz participar um pouco mais da democracia que a gente vive e mostrar de forma transparente o trabalho feito”, afirma.
O que para alguns ainda é uma novidade para outros trabalhar nas eleições já faz parte da história de vida, como é o caso da professora Maria Tereza Marques. São 42 anos prestando serviço à justiça eleitoral. “Pelo menos estou praticando uma boa ação e fazendo a minha parte pelo país”, diz.
Os serviços prestados à Justiça Eleitoral é revertido em benefícios. Cada dia trabalhado dá direito ao voluntário a dois dias de folga no trabalho. O certificado da participação no processo eleitoral também pode servir como critério de desempate em concursos públicos. Essa é a forma que o Tribunal Superior Eleitoral encontrou para atrair eleitores que queiram colaborar no dia das eleições.
Em todo o estado de São Paulo vão ser mais de 360 mil pessoas envolvidas no processo eleitoral. “Sem o mesário não há eleição. É ele quem cuida do recebimento da urna e de toda a demanda do dia. O voluntário é aquele que vem com disposição para nos ajudar”, diz Régis Pistora, chefe do cartório eleitoral.
A participação da sociedade torna o processo eleitoral ainda mais transparente e fortalece a democracia. “Se não houver a contribuição voluntária, a justiça vai convocar as pessoas. Mas acho que o trabalho voluntário dignifica a pessoa”, comenta o juiz eleitoral Paulo Marcos Vieira.
Para ser mesário o eleitor precisa estar em dia com a justiça eleitoral. Quem tiver interesse em colaborar basta procurar o cartório eleitoral mais perto ou se inscrever pelo site do tribunal.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- São José do Rio Preto: Radialistas aprovam acordo coletivo
- Semana da Saúde realiza exames gratuitos em igreja de Rio Preto
- Homem se passa por médico para entrar e furtar hospitais em Rio Preto
- Parque Ecológico e Sesi de Rio Preto terão colônia de férias este mês
- Tumulto marca primeira sessão da Câmara de Rio Preto depois de recesso