São José do Rio Preto: Crimes contra o patrimônio despencam na região, aponta levantamento
terça-feira, 17 de maio de 2011A maioria dos crimes contra o patrimônio despencou no guia São José do Rio Preto em abril de 2011. Com destaque para o furto de veículos, com 46 casos a menos do que em abril de 2010, quando houve 243 ocorrências.
No primeiro quadrimestre do ano, a redução já chega a 14,27%. É o que apontam as estatísticas de criminalidade divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública, por meio da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), que este ano passaram a ser divulgadas por mês e por unidade policial.
Nos quatro primeiros meses do ano, o roubo diminuiu em 154 casos nas cidades da região de Rio Preto. O índice retrocedeu de 1.521 ocorrências para 1.367. No mês de abril foram duas ocorrências a menos. A região não teve nenhum roubo de carga no quarto mês do ano, enquanto em 2010 foram registradas três ocorrências.
Os roubos de veículos caíram 14,86% no primeiro quadrimestre deste ano, no comparativo com igual período do ano passado. O número de ocorrências registradas diminuiu de 175 para 149. No mês de abril deste ano foram dois casos a menos em relação a abril de 2010.
De janeiro a abril de 2011, os furtos caíram 0,39%. No mês passado foram 25 casos a menos, no comparativo com o mesmo período de 2010. O índice de homicídio doloso apresenta uma queda de 3,13% no quadrimestre deste ano.
Mais tráfico
As estatísticas da criminalidade do mês de abril mostram maior eficiência da ação policial. As ocorrências de tráfico de drogas, consideradas um indicador positivo de atividade policial, aumentaram em 38 casos. O acumulado dos quatro primeiros meses do ano aumentou 34,37%: foram 221 apreensões a mais do que no ano passado.
O índice de prisões efetuadas também aumentou no primeiro quadrimestre, com 96 casos a mais. Outro medidor de atividade policial, a apreensão de armas de fogo, subiu em 5,52% nos quatro primeiros meses do ano. Esses tipos de ocorrência dependem do trabalho de investigação da Polícia Civil e do policiamento ostensivo da Polícia Militar.
Crime contra a dignidade sexual
Os crimes de estupro também diminuíram 4,37% no primeiro quadrimestre, totalizando dez casos a menos: foram 229 casos registrados nos quatro primeiros meses de 2010, contra 219 em igual período deste ano. No comparativo dos meses de abril, foram 27 casos a menos em 2011; queda de 36,49%.
Atualizações mais frequentes
Como alertado em abril, quando as Estatísticas da Criminalidade passaram a ser divulgadas mensalmente, as atualizações de dados informados serão mais freqüentes. A maioria das alterações decorre da mudança de natureza criminal, a partir de investigações conduzidas por autoridades policiais. Há também casos em que a natureza preponderante muda pela morte da vítima, em momento posterior ao registro.
As Estatísticas da Criminalidade são utilizadas, em primeiro lugar, para o planejamento das polícias e da área de segurança. Servem, por exemplo, para orientar aquisições e distribuição de recursos humanos, tecnológicos e materiais. Devem ser um retrato o mais fiel possível da realidade. Por isso, são atualizadas sempre que a autoridade policial conclui ser outra a natureza de um crime.
As atualizações são feitas pela CAP (Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria da Segurança Pública), depois de receber comunicação formal da unidade policial responsável pela investigação. Antes de serem oficializadas, as alterações propostas são checadas pela CAP.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Hospital em São José do Rio Preto suspende coleta de medula óssea após morte de doadora
- Sesc Rio Preto Oferece Curso Gratuito Sobre o Teatro Ocidental
- Poluição e tempo seco agravam as doenças respiratórias em Rio Preto
- Operação registra 38 acidentes e cinco mortes na região de Rio Preto
- Veja onde estarão os radares móveis em Rio Preto nesta quinta-feira