São José do Rio Preto, SP, é referência no tratamento de Aids
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011Nesta quinta-feira (1º) é o Dia Mundial de Combate a Aids. O vírus atinge milhares de pessoas em todo o país. Para conter a doença, as campanhas de alerta à população são cada vez mais comuns. Em guia de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, o esforço das autoridades tem funcionado.
A população está mais consciente dos riscos da doença. O número de pacientes com Aids diminui a cada ano. A realidade em Rio Preto também se modificou ao longo dos anos. A cidade que antes estampava a lista do maior número de casos do estado, hoje se tornou referência no tratamento oferecido de graça à comunidade.
Os registros de pessoas infectadas no município vêm caindo anualmente. Em 2010 foram 33 casos em pessoas de 20 a 34 anos. Em 2011, 18 registros. Entre os jovens, de 15 a 19 anos, os índices também diminuíram: de4 casos no ano passado, para um, em 2011. A preocupação continua sendo com a terceira idade. A única faixa em que o número de casos aumentou: de 13 para 15.
De acordo com uma pesquisa que avalia comportamento, atitudes e práticas sexuais dos brasileiros, 95% da população sabe como se pega e como não se pega Aids. Apesar dos avanços da medicina e da maneira como o assunto é amplamente divulgado na mídia, o maior desafio das autoridades de saúde ainda é fazer com que as pessoas percam o medo e o preconceito em relação ao vírus HIV.
Já 40% dos adultos brasileiros nunca fizeram um exame para diagnosticar a doença. Para quem entende bem do problema, a experiência vale como conselho.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- FIT de Rio Preto termina com saldo positivo para o público
- Unesp Rio Preto faz nesta quarta e quinta as matrículas de aprovados no vestibular
- Lú Mattos se apresenta no Sesc São José do Rio Preto
- Com 1.284 registros, São José do Rio Preto declara epidemia de dengue
- São José do Rio Preto: Inscrições para estágio no governo de SP terminam hoje