São José do Rio Preto: Virada Cultural Paulista começa neste sábado e traz Titãs como atração principal
sexta-feira, 13 de maio de 2011Uma das bandas de rock mais tradicionais no cenário musical brasileiro vem para Sâo José do Rio Preto fechar com chave de ouro a Virada Cultural Paulista, no domingo.
Com 27 anos de estrada, o grupo Titãs, composto pelo quarteto Branco Mello, Sérgio Britto, Tony Bellotto e Paulo Miklos, apresenta o show da turnê “Sacos Plásticos”, a partir das 17h, no palco da Represa Municipal.
O desafio da banda ao lançar o álbum foi buscar a inovação sem perder a essência. E assim é o novo trabalho. Composto só com canções inéditas, a banda criou um som diferente e ousado.
Entre as 14 faixas do CD, os titânicos voltam ao comando dos instrumentos e misturam a isso o som de programação eletrônica já usado em clássicos como “Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas”, disco gravado em meados de 1987.
Essa volta permitiu ao grupo criar novas possibilidades e conferiu ao álbum o vigor de uma velha banda, agora com roupagem renovada.
Em meio a toda essa química sonora estão os hits “Amor por Dinheiro”, “Antes de Você”, “A Estrada”, “Nem mais uma Palavra” e “Múmias”, composta por Paulo Miklos.
Encontrar uma única vertente musical em meio a elas é difícil. As letras são diretas, como sempre, e o som passeia entre o punk, pop, rock e reggae.
Entre os temas das composições, a banda insiste em mencionar sobre temas polêmicos, como as contradições do mundo atual, o consumismo, a ganância e também sobre os encontros e desencontros do amor.
A Virada Cultural Paulista começa neste sábado (14) em Rio Preto e vai das 18h de sábado até as 18h de domingo. Todos os shows têm entrada franca.
O show
Os Titãs fazem o encerramento da Virada Cultural Paulista em Rio Preto no domingo, a partir das 17h, no palco montado na Represa Municipal. A entrada para o evento é gratuita.
Ao todo serão mais de 40 apresentações artísticas, divididos em quatro palcos: Teatro Municipal, Cine Eldorado, palco da Represa e teatro do Sesc.
Você vai na Virada?
Confira os locais e as atrações que vão agitar as 24 horas da Virada Cultural em Rio Preto
Teatro Municipal
Endereço:Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5381, Rio Preto
Telefone: (17) 3203-1272
Programação
18h – Grupo Forrólins/ Sabiá/ Maracatu do Chico Rei – Cisne Negro: Espetáculo de dança é resultado de um mergulho histórico e estético nas tradições folclóricas e populares do Brasil.
20h – 20h30 – Pílulas Poéticas – Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular: Imagine se tomássemos homeopaticamente medidas poéticas para o nosso dia a dia? É o que a Cia. Forrobodó propõe nesta intervenção: uma abordagem realizada por “médicos-poetas”.
20h30 – 21h30 – Shakespeare Amarrotado: É um encontro acadêmico de dois conceituados palhaços pesquisadores que debatem sobre a originalidade de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, mediados por duas produtoras atrapalhadas.
21h30 – 22h – Pílulas Poéticas – Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular
22h30 – 23h30 – Danilo Moraes e os Criados Mudos: O cantor e compositor Danilo Moraes lança em 2011 seu novo disco, “Danilo Moraes e os Criados Mudos”. Danilo interpreta um punhado de belas canções próprias e parcerias com os amigos Chico César, Zeca Baleiro, dentre outros.
23h30 – 0h – Pílulas Poéticas – Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular
0h30 – 2h – Orquestra Brasileira de Música Jamaicana: Idealizado pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e pelo trompetista Felippe Pipeta em 2005, a OBMJ tomou vida apenas em 2008. A orquestra toca música jamaicana de raiz, ska, rocksteady e early reggae, com clássicos da música brasileira.
2h – 2h30 – Pílulas Poéticas – Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular
2h30 – 3h30 – Maurício Meirelles: Um show de stand up comedy com um dos maiores nomes da atualidade. Em seu solo, o humorista aborda temas do cotidiano com um olhar ácido sobre as mais diversas situações.
10h30 – 11h30 – O pato, a morte e a tulipa: Quando um pato descobre que a morte o está seguindo, leva um susto, mas logo vê que ela até tem um sorriso amigo e aos poucos aceita sua companhia.
12h30 – 13h – Mario e Nete (Cia. Felinos Adestrados Maria Eugênia): Uma dupla de artistas, um perna de pau e uma contorcionista, realizam uma performance com interatividade.
13h30 – Maria Eugênia: Cantora goiana que é voz da música de abertura da novela Araguaia, Maria Eugênia está lançando seu segundo DVD.
14h – 14h30 – Clown Siameses (Cia. Felinos Adestrados Pata de Elefante): Dois palhaços, numa mesma roupa, como irmãos siameses, estarão interagindo com o público de forma bem humorada, contando histórias e declamando poemas.
15h – 16h – Pata de Elefante: O trio se diferencia por fazer rock instrumental com ênfase nas melodias. São canções instrumentais que atingem em cheio ao público acostumado a ouvir música com vocal.
16h – 16h30 – Caixa de Brinquedos (Cia. Felinos Adestrados): Performance onde o soldadinho de chumbo entra trazendo uma caixa de brinquedos, ele abre a caixa e encontra uma boneca de porcelana sem vida.
16h30 – 18h – Mariana Aydar: A cantora paulista começou sua trajetória musical em 2000. Sua voz transita do samba e forró até as sonoridades mais contemporâneas.
Cine Eldorado
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 3620, Centro
Telefone: (17) 3222-7578
19h – Dzi Croquettes: Trajetória do grupo que se tornou símbolo da contracultura durante a ditadura abusando da ironia e da inteligência com homens de barba, salto alto e roupas femininas.
22h- Se nada mais der certo: Léo é um jornalista que cobre eventos para jornais de fora de São Paulo. Ele está com sérios problemas financeiros, piorados devido ao atraso com que são pagos os trabalhos que realiza.
1h – À prova de morte: Ao cair da noite, Jungle Julia, a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os frequentadores masculinos dos bares e boates do Texas.
11h – Kiriku e a Feiticeira: Baseado em lendas do folclore senegalês, narra a história de um menino que, nascido sozinho, escolhe o próprio nome e não é poupado pela mãe da triste realidade de sua aldeia.
Anfiteatro Nelson Castro
Endereço: Em frente à Swift
19h30 – 20h30 – Apanhador Só: A banda de Porto Alegre apresenta a música popular com espírito aventureiro de seu álbum de estreia, considerado pela crítica especializada um dos melhores discos nacionais de 2010.
20h30 – 21h – Primata – Virtual Companhia de Dança: Usando como referência a teoria da evolução e o estudo dos primatas a montagem é uma perspectiva humorada sobre a espécie e sua evolução.
21h – 21h50 – Johnnie Rock: Com a proposta exclusiva de tocar músicas nacionais, a banda Johnnie Rock homenageia as principais bandas de rock da década de 80.
22h – 22h30 – Primata
22h30 – 23h30 – Luiza Possi: A cantora incendiou o país com shows de seu álbum de estúdio, “Bons Ventos Sempre Chegam”.
23h30 – 0h – Primata
0h – 1h30 – Pink Martini: É uma banda de doze membros formada em Portland, Oregon. Eles misturam diversos gêneros como a música latina, lounge, clássica e jazz.
1h30 – 2hPrimata
2h – 3h30 – Dona Gafi: Banda voltada ao resgate dos grandes bailes de gafieira, famosos em casas como a lendária Estudantina, no Rio de Janeiro.
14h – 15h – Choro Fino: A banda faz um resgate de ritmos como choros, polcas, maxixes e valsas praticamente desconhecidos do público.
15h – 15h30 – Regentes de Gente: Tuingo e Otello encarnam os regentes de um coral. Os integrantes oficiais do coral não apareceram, com isso resolvem fazer uma audição com o próprio público.
15h30 – 16h30 – Vespas Mandarinas: Veteranos do circuito rock’n’roll alternativo, cada um traçou seu caminho até aqui, até se encontrarem nessa banda, nesse projeto.
16h30 – 17h – Bora Embalar-se: Otello, um músico consagrado, decide formar uma dupla com seu ajudante Tuingo, que não conhece nada de música. Eles tentam compor, mas não entram em acordo sobre o tema: mulher ou comida?
17h – 18h30 – Titãs: A banda apresentará as canções da turnê do CD “Sacos Plásticos” e sets com os maiores sucessos da carreira da banda como “Sonífera Ilha”, “Polícia”, “Cabeça Dinossauro” e outros hits.
Sesc Rio Preto
Endereço: Avenida Francisco Chagas Oliveira, 1333, Rio Preto
Contato: (17) 3216-9300
21h – Kaoll & Lanny Gordini: O grupo de música instrumental tem como objetivo a valorização e difusão deste segmento no cenário musical.
10h – Pensológicoexisto: De forma lúdica, divertida e interativa, o público é convidado a brincar com jogos e problemas clássicos da lógica.
11h – Culinária: Pão Integral: Aprenda a fazer um delicioso e nutritivo pão caseiro integral com requeijão.
14h – Fio de Luz: Confecção de móbile para luz suspenso em linha.
15h30 – Pierrô, Confete e Serpentina: A história do samba é contada neste espetáculo por três personagens que fazem a jardineira deixar de ser tão triste e ganhar um sotaque português.
17h – Na Ponta do Dedo: O grupo apresenta as raízes do choro com referências em grandes nomes da música instrumental da atualidade e expoentes do passado.
* Programação sujeita a alterações
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Floricultura de Rio Preto dá atenção especial às flores de Roberto Carlos
- Ivete Sangalo agita carnaval fora de época em São José do Rio Preto
- Helicóptero com cantor Marrone cai em São José do Rio Preto
- CPFL abre vagas para programa de estágio em São José do Rio Preto
- Moradores de São José do Rio Preto ainda resistem à vacina da gripe