Secretaria de Saúde de Rio Preto inicia campanha Fique Sabendo
sexta-feira, 23 de novembro de 2012A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) realiza a partir desta quinta-feira (22) a Campanha Fique Sabendo. O objetivo é estimular o diagnóstico precoce da doença. Na cidade, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 4.112 casos de Aids. Desse total, 2.044 estão vivos, o que corresponde a 49,70%.
Do total de casos, 2.801 são de pessoas do sexo masculino e 1.311 do sexo feminino. A categoria de exposição predominante é a sexual, na faixa etária de 20 a 49 anos, com um significativo crescimento nas pontas entre jovens e acima de 50 anos.
A campanha, que vai até o dia 1º de dezembro, pretende estimular as pessoas que ainda não se testaram para o HIV a realizar o exame. O teste de diagnóstico para HIV estará disponível em 27 pontos diferentes do município, sendo 25 unidades de saúde, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além da unidade itinerante que vai percorrer diversos bairros.
O exame oferecido será o convencional, mediante coleta de amostra de sangue para posterior testagem, cujo diagnóstico fica pronto em 15 dias úteis, em média. Quem optar por se testar no CTA tem a opção pelo teste rápido, que, em aproximadamente 40 minutos, emite o resultado.
Uma equipe formada por técnicos da saúde, entre eles enfermeiros, médicos e psicólogos, ficará responsável pelo aconselhamento, testes, análise de exames e distribuição de preservativos e material educativo à população que decida pela realização do teste.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- Mulher perde o controle do carro e derruba poste em Rio Preto
- Acusados da Operação Gravata serão últimos a serem ouvidos em Rio Preto
- Festival valoriza música sertaneja de Rio Preto e região noroeste
- Internos da Fundação Casa de São José do Rio Preto votaram durante eleições
- São José do Rio Preto: Prefeito recebe prêmio por melhor Banco do Povo