Trote na Unesp Rio Preto tem armas de brinquedo e cantoria de veteranos
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013“Bixo, burro”. Esse era o coro gritado a cada novo calouro que entrava na hall de entrada da Unesp em São José do Rio Preto. Todos riam e entravam na brincadeira, mesmo sendo “ameaçados” por armas de brinquedo na cidade de São José do Rio Preto, porretes e espadas de plástico. A “brincadeira” faz parte do trote que reúne novos alunos, pais e veteranos nesta segunda-feira (18).
Neste ano, muita tinta de rosto e calouros com menos cara de assustados. Os mais de 400 novos estudantes aprovados na primeira chamada do vestibular da Universidade Estadual Paulista fazem matrícula até terça-feira (19), em meio a muita cantoria e barracas temáticas dos cursos.
O trote, proibido na universidade, virou uma recepção entre calouros e veteranos, com palestras, atividades sociais, esportivas e culturais previstas para a matrícula e também nos primeiros dias de aula.
Ao terminar a matrícula, o candidato é levado ao pátio da universidade, onde acontece a recepção. Um aviso da Comissão de Recepção da universidade, entregue aos novos alunos, orienta sobre o trote, proibido em 1999, pela resolução Unesp nº 86, de 4 de novembro.
Segundo ela, fica expressamente proibido o trote dentro da universidade, permitindo apenas uma recepção organizada pelos veteranos. A resolução informa ainda que, em caso de agressão física, moral ou de constrangimentos, haverá penalidades, inclusive expulsão. É permitido apenas pintar com tinta o rosto dos estudantes e cortar o cabelo de meninos que permitirem o corte.
Cada barraca se organiza e entrega os folhetos com orientações de cada curso. Os veteranos também vendem kits com camisetas, copos, abrigos e “cadastram” seus calouros com fotos e informações. Este ano, muitos estavam fantasiados para comemorar a chegada dos novos alunos.
A Unesp Rio Preto, conhecida como Ibilce (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas), possui cerca de 2 mil alunos e 11 cursos de graduação, como Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Matemática, Letras, Química e Pedagogia.
Neste ano, além de Rio Preto, a Unesp ofereceu vagas em outras 18 cidades do Estado de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Rosana, São José dos Campos, São Vicente e Tupã.
Documentos
De acordo com a Vunesp, que organiza o processo seletivo da universidade, para a matrícula, os calouros devem levar os seguintes documentos:
– Duas fotos recentes 3X4;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
– Cédula de Identidade (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);
– Título de eleitor (calouros com mais de 18 anos);
– Certificado que comprove estar em dia com o serviço militar (calouros do sexo masculino);
– Histórico escolar completo do nível médio;
– Certificado de conclusão do ensino médio.
Com exceção das fotos, todos os documentos devem ter duas cópias normais acompanhadas do original, ou duas cópias autenticadas em cartório. A Unesp orienta os calouros a denunciarem práticas violentas, incluindo constrangimento ilegal, diretamente ao vice-diretor de cada unidade.
Fonte: G1
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- 12ª edição do projeto Janeiro Brasileiro da Comédia acontece em Rio Preto
- São José do Rio Preto: Secretaria da Educação de SP alerta alunos para vacinas neste fim de ano
- Exposição reúne 6 mil orquídeas em São José do Rio Preto
- Mulher morre em incêndio em São José do Rio Preto
- São José do Rio Preto terá Parque Tecnológico