Unicamp aplica 1ª fase do Vestibular 2012 em São José do Rio Preto
terça-feira, 8 de novembro de 2011A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aplica neste domingo (13) a 1ª fase do Vestibular 2012. As provas serão realizadas em 22 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, guia Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, Encontra São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.
Para fazer a consulta, é necessário digitar o nome ou o número de inscrição no vestibular.
A 1ª fase terá uma prova em duas partes: redação e conhecimentos gerais. Na prova de redação, o candidato deverá produzir três textos de gêneros diversos. Na de conhecimentos gerais, ele responderá 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio.
Os exames começam às 13h e a recomendação é para que os candidatos cheguem ao local com uma hora de antecedência. Nos Estados onde não há horário de verão, será seguido o horário local, não o de Brasília. O tempo máximo de prova na 1ª fase é de cinco horas e o mínimo, de três horas e 30 minutos.
Orientações
Na 1ª fase, os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, uma foto 3×4 tirada em 2011 (com nome e número de inscrição anotados no verso), caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso.
É proibida a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana, lenço, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova.
Também é proibido que os candidatos entrem nas salas de prova portando celulares. O candidato que for pego com celular, mesmo que desligado, durante a realização das provas, será eliminado do vestibular.
O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.
Recorde
Nesta edição, pela primeira vez, um vestibular da Unicamp ultrapassou a marca dos 60 mil inscritos. O concurso, que oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto), recebeu 61,5 mil inscrições.
É o terceiro ano consecutivo em que a Unicamp registra crescimento do número de candidatos. Nos dois últimos processos (2011 e 2010), o vestibular também havia registrado recordes de inscritos, com 57.209 e 55.484 candidatos, respectivamente.
Concorrência
Medicina é o curso mais concorrido do Vestibular 2012 da Unicamp. Cada vaga da carreira será disputada 114,4 candidatos.
Em seguida, na lista dos mais disputados, vêm os cursos de Arquitetura e Urbanismo (82,03 candidatos por vaga), Medicina na Famerp (68,56), Engenharia Civil (47,39), Comunicação Social e Midialogia (42,47), Engenharia Química – Integral (41,48), Ciências Biológicas – Integral (35,16), Engenharia de Produção (33,68), Geologia (30,9) e Farmácia (23,95).
Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, com 1,3 candidato por vaga, é o curso menos concorrido.
2ª fase
A 2ª fase será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro. Nessa etapa, todas as provas serão discursivas. No 1º dia, haverá questões de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e Matemática. No 2º, as perguntas serão sobre Ciências Humanas e Artes e Língua Inglesa. O 3º dia proporá questões de Ciências da Natureza.
As provas de habilidades específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música vão ser realizadas em Campinas, entre os dias 23 e 26 de janeiro. A 1ª chamada será divulgada dia 6 de fevereiro.
Fonte: EpCampinas
Mais notícias sobre São José do Rio Preto:
- 12ª edição do projeto Janeiro Brasileiro da Comédia acontece em Rio Preto
- Caem casos de dengue em São José do Rio Preto
- Voluntários de Rio Preto fazem festa para crianças carentes
- MP-SP quer nova investigação em queda de helicóptero em São José do Rio Preto
- São José do Rio Preto: Inscrições para estágios no governo de SP terminam nesta quinta